Doze modelos de luvas de proteção e como escolher a luva ideal
No texto de hoje, vamos falar de doze modelos de luvas de proteção e como escolher a luva ideal para cada tipo de trabalho.
Ao escolher uma luva para o trabalhador, é muito importante levar em consideração as opções de ajuste, seu nível de proteção e suas funções. Essas considerações irão fazer toda diferença caso venha acontecer um acidente de trabalho.
Mas a pergunta é como escolher a luva de proteção correta para cada trabalho? Neste post, vamos explicar as diferenças entre cada modelo de luva, além de dar dicas importantes para escolher a luva correta para o trabalhador.
Luvas de proteção em tecido
As luvas de tecidos oferecem uma proteção básica, isso porque elas são utilizadas em serviços leves e que oferecem baixo risco.
Esse modelo de luva não oferece proteção contra objetos perfurantes, matérias irregulares, altas temperaturas, ou mesmo produtos químicos. No entanto, elas são capazes de proteger as mãos de arranhados, evitam sujeiras e até mesmo calos ocasionados for movimentos repetitivos.
Em que situações esse modelo de luva é utilizado? Essas luvas são utilizadas de diversas maneiras diferentes, uma delas é como forro para outros modelos de luvas, proteção contra baixas temperaturas, além de outras atividades leves.
Dependendo da marca e modelo, é adicionado pelo fabricante uma camada emborrachada que melhora a aderências nas superfícies.
Luvas de tecido com revestimento
Esse modelo de luva é um dos mais utilizados, principalmente porque traz conforto, pode ser utilizado para diferentes atividades e são muito resistentes.
As luvas de tecidos com revestimento, fornecem maior proteção ao trabalhador, principalmente contra cortes, perfurações, produtos químicos, ou mesmo de pequenos arranhões.
Alguns tipos de revestimentos para luvas de tecidos
Látex
Nítrilo
Poliuretano
PVC
Para definir o melhor revestimento, antes de tudo é preciso fazer uma avaliação dos riscos, além disso, entender em qual atividade vai ser utilizada.
Avaliar os riscos e atividade é de muita importância, principalmente porque alguns revestimentos tornam a luva menos flexível. Dessa forma, os riscos podem aumentar, além do conforto e produtividade serem afetados.
Uma observação importante, mesmo que esse modelo de luva seja utilizado para manipulação de alguns produtos químicos, ele não descarta a necessidade de utilizar luvas projetadas especificamente para manipulação de elementos químicos.
Luvas de proteção em látex ou sintéticos
Esse modelo de luvas é mais utilizado em ambientes hospitalares, laboratórios e clinicas veterinárias. Flexíveis, porém descartáveis, elas protegem contra os seguintes riscos.
Riscos biológicos
Óleos
Solventes
Graxa
Produtos químicos
As luvas de látex ou sintéticos, ajustam perfeitamente as mãos, permitindo maior sensibilidade e facilidade de manipulação. Porém, possuem pouca resistência, já que não são projetadas para trabalhos pesados.
Luvas de proteção em couro ou raspa
As luvas de proteção em couro ou raspa, estão entre as mais utilizadas, isso porque elas se adaptam muito bem a diversas tarefas.
Resistentes a calor e objetos perfurantes, as luvas de couro oferecem maior segurança ao trabalhador. Utilizadas por soldadores, na construção civil, indústrias no geral.
Além de oferecem maior proteção, as luvas de couro são muito resistentes, porém se submetidas por muito tempo a altas temperaturas, acabam endurecendo e dificultado o trabalho já que ficam desconfortáveis.
Se perguntar para um soldador qual o melhor modelo de luva para sua função, certamente ele vai responder que são as de couro, isso porque eles estão em constantes riscos de o couro oferece total proteção. Porém, é preciso que seja uma luva forrada internamente, isso porque o couro impede a circulação de ar nas mãos e acaba secando com o tempo.
Luvas de proteção aluminizadas
Se sua empresa precisa de uma luva resistente a altas temperaturas, certamente que essa é a melhor opção, isso porque ela suporte até 2000° graus de temperatura.
Elas possuem um isolante térmico que impede o calor de atingir as mãos, assim o trabalhador trabalha com maior segurança mesmo em altas temperaturas.
Você deve estar pensando que usa este tipo de luva. Elas estão presentes em operadores de caldeiras, fornos industriais, serralherias, etc.
Luvas de proteção de Kevlar
As luvas de kevlar são muito utilizadas pelas indústrias, principalmente porque oferecem maior proteção contra cortes e outros abrasões.
Além disso, se trata de um material com alta durabilidade, podendo ser utilizada por muito mais tempo se a necessidade de trocar.
Luvas de proteção resistentes a perfuração
As luvas resistentes a perfuração, são projetadas para proteger o trabalhador contra alto risco de perfuração nas suas atividades. Essas luvas são muito vistas em industrias de costura, ao trabalhar com rebitadeiras, entre outras ferramentas perfurantes.
Luvas resistentes a impactos e vibrações
É comum vermos profissionais afetadas por vibrações e impactos nas mãos. Esse problema é conhecido como síndrome de vibração nas mãos ou (HAVS). Esse tipo de doença vem se tornando comum e atinge cada vez mais trabalhadores.
Pensando nisso, foram projetadas luvas que reduzem os impactos esses impactos e protegem os trabalhadores. Usa funcionalidade é muito simples, pois elas absorvem a energia causada por impactos e não passam para o usuário.
Essas luvas podem ser a solução para atividades que é constante a vibração e impacto nas mãos, vemos elas em mineradoras, empresas de pavimentação, construção civil, etc.
Essa luva é uma excelente proteção para operadores de britadeiras, triturador, ou mesmo outros equipamentos que vibram constantemente.
Luvas de proteção resistentes e produtos químicos
Você sabe qual luva usar contra proteção de produtos químicos ou corrosivos? Saiba que escolher a luva ideal não é tarefa fácil já que é preciso entender o nível do risco.
Na maior parte das indústrias o trabalhador manipula produtos químicos ou corrosivos. Esses produtos podem não oferecer riscos a curto prazo, porém geram grandes problemas futuros.
Por isso, é muito importante utilizar a proteção adequada para cada atividade e tipo de produto. Um exemplo disso, são as luvas utilizadas em postos de combustíveis, pois elas oferecem proteção apenas para as mãos. Já na manipulação de produtos como agrotóxico, é preciso luvas especiais que também proteja os braços.
O mais importante, é entender os riscos que o trabalhador é submetido, seja em tempo real ou a longo prazo.
Luvas produzidas em borracha butílica
Esse modelo de luva é muito utilizado por trabalhadores que ficam por muito tempo em contato com uma substancia. Exemplo na troca de óleo de veículos, ou mesmo agricultor aplicando agrotóxico.
Essas luvas também são utilizadas na manipulação dos produtos abaixo:
Cetonas, ésteres, álcoois
Alcalino
Ácido nítrico
Ácido sulfúrico
Ácido clorídrico
Peróxidos
Luvas de proteção em látex natural ou borracha
Esse modelo de luva é muito utilizado com casos de acidentes químicos, isso porque oferecem maior proteção. Também são utilizadas contra agentes biológicos onde existem contato com produtos químicos.
Luvas de segurança em Neoprene
As luvas de Neoprene oferecem proteção contra diversos agentes químicos, entre eles estão:
Ácidos
Bases
Alcoóis
Combustíveis
Peróxidos
Hidrocarbonetos
Fluidos hidráulicos
Gasolina
Ácidos orgânicos
Luvas de proteção em borracha nitrílica
As luvas de borracha nitrílica são muito utilizadas por farmacêuticos, médicos e veterinários. Elas são flexíveis e confortáveis, permitindo maior sensibilidade do usuário.
Com diferentes espessuras, alguns modelos mais grossos são indicados a trabalhos mais prolongados.
Esse modelo de luvas protege contra os seguintes agentes:
Solventes
Óleos de petróleo
Gasolina
Graxas
Alguns ácidos e bases
Avaliação de riscos
Como você pode constatar, existem diversos modelos de luvas e cada uma oferece um tipo de proteção. Com isso, é preciso avaliar os riscos para então entender qual a melhor opção.
Para tanto, existem empresas especializadas na avaliação de riscos, você também pode consultar o fabricante de luvas e entender melhor o nível de proteção.
As fabricas de luvas fazem teste de eficácia e nível de proteção, dessa forma, certamente irão lhe orientar na melhor opção.
Conclusão
Cada empresa possui seus próprios processos e riscos ao trabalhador. Porém com essas dicas, você pode entender melhor qual é a melhor luva de proteção para sua realidade.
O mais importante, é proteger o trabalhador de acidentes em tempo real, mas também de doenças a longo prazo.
Empresas de diversos segmentos protegem seus trabalhadores, fábricas de bonés, fábricas de aviamentos, indústrias de produtos químicos, transportadoras, etc.
Deixe uma resposta